As crises da expansão e da prosperidade
Notícias

No último artigo das 7 crises das empresas, vamos abordar o crescimento e os momentos de prosperidade, que exigem muita atenção por parte do empresário

Confira os outros artigos referentes as 7 crises das empresas, segundo a Consultoria Empresarial Jaworski:

1 – Crise inicial

2 – Crise do Capital de Giro

3 – Crise de Delegação

4 – Crise de Liderança

5 – Crise da Expansão

6 – Crise da Prosperidade

7 – Crise da Sucessão Administrativa

A crise da expansão

Toda empresa tem interesse em expandir, aumentando as receitas e o volume de negócios efetivados. No entanto, esse passo precisa ser feito de forma planejada e no momento adequado para que a companhia não seja obrigada a, no futuro, recolher suas operações.

Ao contrário do que é visto em outros países do mundo, como a China ou os Estados Unidos, os empresários brasileiros enfrentam uma série de desafios externos para expandir suas empresas, como a elevada carga tributária, dificuldade para crédito e os altos juros.

No entanto, especialmente dentro do cenário nacional, as dificuldades e barreiras são basicamente as mesmas. Por isso, o sucesso de uma expansão está na organização interna, que deve seguir um planejamento estratégico. É preciso ter em mente que haverá uma necessidade maior de capital de giro e de recursos para lidar com novas demandas, resultando em aumento de custos (funcionários, insumos, estoque).

Um dos grandes entraves é a elaboração de um planejamento que não leve em conta os novos custos reais, o contexto econômico, os novos concorrentes, entre outros aspectos importantes. Mais do que os desafios a serem superados, os empresários precisam determinar qual será o foco de crescimento e o caminho para isso. Quando se conta com esse desenho claro, torna-se mais simples estabelecer metas, critérios para avaliar o desempenho e motivar os colaboradores em prol de um objetivo comum.

Avaliar se o crescimento está sendo feito da forma correta, os riscos aos quais a companhia está exposta, apresentar indicadores de qualidade e de produtividade que devem ser obtidos são alguns dos benefícios que uma consultoria empresarial pode apresentar em um momento tão complexo para boa parte dos empreendedores.

Crescimento desordenado é sinônimo de perda de tempo e dinheiro, quando não resulta na perda do próprio negócio.

A crise da prosperidade

Crise e prosperidade na mesma expressão pode parecer algo sem sentido, mas não é. Quando se vive momentos econômicos turbulentos, as empresas são obrigadas a ter uma preocupação maior com seus custos, com a contenção de gastos e com o aumento da produtividade, pois se torna determinante para a sobrevivência.

Mas o inverso também é possível: momentos de fartura costumam gerar descontrole. As épocas de prosperidade – de caixa cheio – precisam ser vividas com muita cautela. Muitos empresários cometem deslizes e descuidos com o caixa cheio, um reflexo direto da prosperidade vivida.

Controlar custos, estar atento aos índices de produtividade e procurar melhorias constantes – seja na qualidade dos produtos, nos processos internos, no atendimento ao consumidor – são desafios que devem ser colocados à prova a todo momento pelos empresários, afinal, crises empresariais podem ter início justamente na hora mais positiva vivido por uma empresa.

Quer evitar as 7 crises das empresas e tornar seus resultados mais atrativos? Venha conhecer a Jaworski Consultoria Empresarial e os benefícios que ela pode oferecer ao seu negócio.